Imprimir esta página

Cão e Gato: SIM!; Pulga e Carraça: NÃO!

Os donos de cães e gatos estão cada vez mais atentos às necessidades dos seus animais e cada vez mais sensibilizados para o problema da infestação por pulgas e carraças – hóspedes indesejados que insistem em atormentar os nossos animais e suas famílias, principalmente na Primavera e no Verão.

A infestação por pulga ou carraça pode mesmo provocar a morte do animal. E não são só os animais que sofrem, também para o ser-humano estes parasitas representam grande perigo.

O controlo e a prevenção destes parasitas é de extrema importância, sendo assegurado pela aplicação no animal de anti-parasitários (geralmente pipetas ou coleiras).

Em Portugal, segundo, dados estatísticos somente 50% dos cães e 30% dos gatos são desparasitados externamente pelo menos uma vez ao ano. - fonte Veterinária Actual, nº62, Junho 2013  - Uma percentagem muito inferior do que seria recomendável.

Idealmente, os animais, cães e gatos, deveriam fazer a profilaxia (prevenção da infestação) durante todo o ano, mesmo os animais que nunca saiem de casa, pois muitas vezes são os próprios donos que transportam para o interior da habitação estes parasitas, que irão continuar a desenvolver-se a multiplicar-se no animal.

Sabia que?

• O ciclo de vida completo da pulga pode ser completado em apenas 3 dias!

• Uma pulga fêmea adulta pode depositar mais de 50 ovos por dia!

• As pulgas alimentam-se do sangue do hospedeiro em apenas 5-10 minutos!

Os donos dos animais detetam facilmente a presença de pulgas adultas no animal, mas desconhecem o número exponencial de pulgas, em outros estados do ciclo de vida, que estão presentes tanto no animal como no ambiente. Se este aspeto for descurado uma infestação severa poderá desenvolver-se em poucos dias.

Para um controlo eficaz recomendamos o uso regular de anti-parasitários (*), em especial no período de Março a Novembro, e

no caso de ter uma infestação no ambiente solicite o serviço profissional de uma empresa especializada em controlo de pragas, certificada **.

---

(*) Consulte o médico-veterinário para um aconselhamento profissional sobre as alternativas de tratamento adequadas ao seu animal de estimação. Lembre-se: o médico-veterinário é o melhor profissional para o aconselhar.

(**) A Vet R'in Área estabeleceu uma parceria com uma empresa certificada de controlo de pragas - A Pragexpert. (www.pragexpert.pt). Esta empresa atua na região de Setúbal e caso necessite dos seus serviços, a Vet R'in Área pode ajudá-lo a estabelecer o contacto. Se contactar diretamente com a empresa não esqueça de dizer que é cliente Vet R'in Área.

Classifique este item
(0 votos)