Alguns artigos técnicos

Regra de Ouro na Adoção: saber escolher

Cães e gatos fazem parte dos melhores amigos do Homem. A relação do Homem com o cão é, de forma especial, das mais antigas relações do ser-humano com outra espécie animal.

Acolher em nossas casas um animal significa, em primeiro lugar, acolher a natureza desse animal, respeitando-a e valorizando-a. Por isso, antes de adotar um melhor amigo, informe-se e pondere a sua escolha. Embora, o vínculo que nos une aos animais seja um elo emocional, é da máxima importância garantir que os anos que vão passar juntos sejam de qualidade, cheios de boas experiências e recordações.

Existem diversas raças de cães e gatos. Cada uma com as suas especificidades. As diferenças vão desde o peso e do tamanho em adulto, até à natureza mais ativa ou passiva do animal.  A escolha do animal não deve basear-se em questões de aparência física ou do nível de status que o animal pode trazer, mas sim deverá ter em conta o estilo de vida da família, a idade dos seus elementos, o espaço físico, a disponibilidade financeira, e as características do próprio animal. A escolha certa deverá resultar numa boa adatação do animal à família e desta ao animal. Só assim, se terá uma amizade duradoura e bonita.

Por isso o aconselhamos: recolha informação sobre as diferentes raças e faça a sua escolha com ponderação. Lembre-se: você pode escolher acolher um animal em sua casa. O médico-veterinário ou um treinador/criador experiente são os melhores profissionais para o aconselhar. Procure o seu conselho.

Na Vet R’in Área dispomos do serviço de consulta de pré-adoção, onde o ajudamos a escolher a espécie e a raça mais adequada ao seu estilo de vida.

Quando se decidir adotar um animal, faça-o de forma segura:

  • Escolha um criador de confiança, que trate com respeito os animais (não compre pela internet! – procure conhecer fisicamente o local onde os animais são criados; conheça o criador e recolha informações);
  • Se adotar a uma associação de apoio aos animais, faça-o com consciência de que aquele animal mais do que outro precisa de si e que a partir desse momento faz parte da sua família.

Prepare-se para receber o animal na sua casa e na sua vida, como um ser vivo especial que, tal como você, gosta de se relacionar. Um ser que partilhará consigo bons momentos se você souber Cuidar, Mimar e Estimá-lo!

Classifique este item
(2 votos)

Últimas de Sofia Nascimento

1 comentário

  • Amigo do Cão

    É vantajoso adotar cães adultos, já que sua personalidade já está formada. Os cães adultos são perfeitamente capazes de ser ensinados e compreender o reforço positivo - como ganhar recompensas quando fazem algo certo. E com uma vantagem: cachorros são hiperativos, enquanto os adultos têm maior foco e podem prestar mais atenção.

    Outra vantagem é que já passaram o famoso "estágio da destruição"
    Qualquer um que teve um cachorro em casa sabe do que estamos falando. Essa energia que nunca acaba. E esses pequenos dentes crescentes sempre parecem encontrar nossos sapatos, os cantos dos móveis ou o controle remoto ...

    Nada é compensado com a ternura de um cachorrinho, é claro. Mas seria melhor ter um cachorro que já passou por esse estágio?

    Cães adultos podem ser muito mais calmos a este respeito. Também é comum que os bebês chorem mais à noite, enquanto os adultos tendem a se adaptar e acompanhar a rotina com mais facilidade. É uma maravilha!

    Todos os animais merecem uma oportunidade.

Deixe um comentário

Certifique-se que coloca as informações (*) requerido onde indicado. Código HTML não é permitido.

voltar ao topo